Para garantir uma implementação eficaz e a perenidade do SGA, as organizações não devem poupar esforços e recursos no quesito de treinamentos.
São os colaboradores que realizam a maioria das ações que mantém um SGA funcional, e esses mesmos colaboradores não necessariamente possuem uma formação ou qualificação em áreas relacionadas a meio ambiente. É necessário que os responsáveis pelo SGA programem treinamentos e campanhas de conscientização suficientes para implementar uma cultura de meio ambiente enraizada e os controles operacionais necessários.
Entre os treinamentos importantes temos como exemplos:
- Aspectos e Impactos ambientais
- Controles operacionais de meio ambiente
- Plano de atendimento a emergências ambientais
- Investigação de acidentes e incidentes ambientais
- Política de meio ambiente
- Campanhas de conscientização
Os treinamentos relacionados a área de meio ambiente podem seguir em diversos formatos. Eu particularmente gosto de treinamentos com dinâmicas e exemplos práticos ou simulações, que ajudam a manter o foco do público e fazer a conexão do conteúdo com sua aplicabilidade.
Nos treinamentos das fotos abaixo, após uma breve apresentação dos principais pontos, apliquei uma dinâmica onde os colaboradores foram divididos em grupos menores e preencheram um relatório de acidente ambiental, onde foi fornecido um estudo de caso simulando o trabalho do técnico ambiental, enfatizando a necessidade do auxílio dos colaboradores no fornecimento das informações e detalhes para assegurar uma investigação eficaz. Além de trazer exemplos práticos de controles operacionais falhos e suas consequências.